O QUE É ORIENTAÇÃO PARENTAL?

Todo psicólogo que trabalha com crianças e adolescentes sabe que a forma como os filhos se comportam está diretamente ligada ao comportamento dos pais. Os pais, por sua vez sabem que impactam o comportamento de seus filhos, mas muitas vezes, mesmo que estejam dando o melhor de si como pais, não conseguem o que desejam em termos de educação e convivência com seus filhos e isso gera sentimentos de culpa, inadequação e impotência.
A orientação parental é um recurso educativo e ao mesmo tempo terapêutico,usado dentro da área da psicologia da Infância e Adolescência que pode ajudar pais e cuidadores a melhorar sua convivência com os filhos, identificar dificuldades e potencialidades direcionando os comportamentos familiares para uma rotina mais tranquila e um desenvolvimento emocional mais saudável.
Existem muitas orientações generalizadas sobre a criação de filhos hoje em dia, que inclusive prometem filhos obedientes, disciplinados, independentes e até sem muito esforço por parte dos pais. A proposta da orientação parental é a de que psicólogo e pais construam juntos novas maneiras de resolver os problemas existentes, alinhando às expectativas em relação ao filho de acordo com sua realidade e seu desenvolvimento, reconhecendo padrões familiares e barreiras emocionais que dificultem esse processo, refletindo e estabelecendo novas regras e limites, recuperando gradativamente a esperança na mudança e a comunicação positiva. A orientação parental enfoca o contexto de cada família, respeitando seus valores e de forma cuidadosa e empática vai buscando complementar e enriquecer a experiência da parentalidade no dia-a-dia.
Então, se você está precisando de novas ferramentas e estratégias para resolver dificuldades com seus filhos e quer fazer isso de forma a evitar maiores desgastes na relação com eles e prevenir problemas futuros, procure um profissional especializado em infância e adolescência que faça orientação parental e acolha essa oportunidade de transformar-se como pai e mãe , fazer as pazes com seu passado como filho e crescer de verdade enquanto seus filhos crescem!

2019-11-05T16:04:45+00:00 05/11/2019|