Crianças e adolescentes apresentam medo e ansiedade com freqüência. Contudo, a maioria desses medos e ansiedades são normais – muitas vezes decorrentes do processo de aprendizagem de cada fase e é comum que desapareçam. A alfabetização, vestibular, participação em campeonatos, viagens com a escola, mudanças familiares são situações desafiadoras que certamente geram muita ansiedade, mas, vencido o obstáculo, o desconforto dá lugar ao prazer.

A ansiedade passa a ser um problema quando se torna disfuncional e impede a criança de realizar tarefas simples, como dormir, brincar com outra criança ou ir à escola. Nesses casos, pode-se falar em transtornos de ansiedade, um problema de saúde mental muito comum entre crianças e jovens.

Essa palestra ajuda pais e professores a identificar quando a ansiedade está se tornando um problema, a ficar atento aos sinais e sintomas ansiosos e levar em conta a idade e a fase pela qual a criança e adolescente está passando e ainda oferecer dicas de manejo da ansiedade no dia a dia e de quando e como buscar ajuda especializada.

Palestra